WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia









agosto 2019
D S T Q Q S S
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
videos


ILHÉUS: Prefeitura promove capacitação continuada da Guarda Civil Municipal

Até o mês de setembro a Guarda Civil Municipal (GCM) realizará nas sextas-feiras, treinamento de seu efetivo com a proposta de auxiliar órgãos e entidades públicas, em serviços de vigilância ostensiva e preventiva no município. A capacitação continuada deve totalizar o mínimo de 80 horas, sendo dividida em módulos que iniciam às 7h com término às 12h. Nessa sexta-feira (23), mais uma turma recebeu os treinamentos de qualificação do curso de salvamento aquático.

O módulo foi ministrado pelo instrutor Domingos Madureira, salva-vidas e membro da Diretoria de Prevenção e Educação da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA). O comandante da GCM, Leonardo Bandeira explicou que a qualificação e preparo são direcionados às práticas operacionais voltadas à Legislação da Guarda Municipal.

“Os agentes compreendem o efeito legal da sua ação, utilizando o uso progressivo da força e garantindo a preservação da ordem e da segurança urbana”. Os módulos seguem a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça. No total, 200 guardas municipais participam da capacitação, divididos em cinco grupos de 40 pessoas.

De acordo com Domingos Madureira, “a capacitação auxilia os agentes a adotarem medidas de prevenção, técnicas de salvamento e emergências aquáticas e a prestarem suporte básico de vida no afogamento”, salientou. Já para a técnica socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU192), Stela Machado a atuação dos agentes municipais é de amplo alcance.

“Além da área de segurança, a ação da GCM compreende outras formas de prestação de serviço à população. Hoje eu instruí os participantes acerca das noções básicas de primeiros socorros, como o agente deve se portar diante de uma situação emergencial, compreendendo os graus do afogamento e dando suporte básico até a chegada do SAMU ou do Corpo de Bombeiros”, disse Stela.

Além das aulas sobre a legislação específica da GCM e noções de Direitos Humanos, os temas incluem ordem unida; defesa pessoal; uso de bastão e algemas; imobilização de membros superiores e inferiores; tamponamento; primeiros socorros, abrangendo situações que envolvem afogamento e parto; abordagem a pessoas e veículos e moto patrulhamento.

O comandante da GCM frisou que Ilhéus é o primeiro município da Bahia a oferecer formação continuada aos agentes e pontua que a iniciativa desenvolvida é uma das metas a serem seguidas por outras corporações do Estado. O último módulo da capacitação será constituído por aulas de tiro.

ILHÉUS: Usuários da 13°CIRETRAN criticaram duramente a gestão do indicado do prefeito Marão

Até meados de agosto, a 13ª Ciretran era administrada pelo grupo do prefeito Mário Alexandre. Durante esse período, os usuários dos serviços não pouparam críticas ao órgão. As queixas foram inúmeras. Desde a falta de papel para a impressão do licenciamento veicular, instalações precárias, veículo oficial abandonado sendo sucateado e até mesmo denúncias de atos ilícitos, seja nos exames, vistoria ou emissão de documentos.

Os usuários do serviço criticaram duramente a capacidade de gestão do indicado do prefeito. Muitos, temendo retaliação, preferiram não se identificar.

Acre decreta estado de emergência por incêndios em florestas

O governador do Acre, Gledson Cameli (PP), publicou nesta sexta-feira, 23, decreto determinando de estado de emergência “em razão do desastre classificado e codificado como incêndio florestal”. O decreto aponta atribuições especiais à secretaria estadual do Meio Ambiente, à Defesa Civil, às Polícias Civil e Militar e ao Corpo de Bombeiros. O ato também libera o governo a fazer compras relacionadas ao combate das chamas sem licitação pública.

A Polícia Militar foi orientada a atuar “de forma repressiva, segundo a legislação vigente” nos incêndios, enquanto o Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) recebeu determinação de desenvolver campanhas de sensibilização da população “quanto ao uso do fogo como crime ambiental.

Todos os bombeiros disponíveis no estado serão direcionados para as ações de enfrentamento às chamas. Os agentes públicos poderão entrar nas casas dos cidadãos acreanos sem ordem judicial para determinar a pronta evacuação dos imóveis em caso de risco. Além disso, propriedades privadas podem ser usadas pelos agentes públicos “em caso de iminente perigo público”, com eventual indenização ao proprietário feita posteriormente.

O Acre criou uma sala de situação para monitorar os incêndios e coordenar as ações de enfrentamento ao fogo, em que os órgãos atuarão em conjunto para mapear focos de incêndio e determinar estratégias de combate. Os atos estabelecidos no decreto têm validade de 180 dias.

As queimadas clandestinas que ocorreram sem fiscalização do governo foram agravadas pela estiagem que atinge a região neste ano.

O decreto cita “risco de colapso no sistema de abastecimento” de água nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Senador Guiomard, Rio Branco, Porto Acre, Acrelândia, Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, e Cruzeiro do sul diante da seca que atinge o Estado, fator que contribui para o descontrole dos incêndios.

A falta de chuvas acarreta “considerável redução” dos níveis dos rios Acre, Purus, Envira, Tarauacá e Juruá, que abastecem essas 15 cidades, segundo o texto assinado pelo governador.

ILHÉUS: Temporada de Cruzeiros deve levar mais de 70 mil visitantes

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre participou na tarde dessa quinta-feira (22) da reunião para alinhamento da temporada de navios 2019/2020 no município. O encontro aconteceu na sede da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), no Porto de Malhado e teve como objetivo ordenar os preparativos da nova temporada.

Este ano, o Governo do Estado, Prefeitura e trade turístico estarão alinhados para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas. O município receberá aproximadamente 21 escalas, sendo aguardados mais de 70 mil visitantes e 14 mil tripulantes, no período compreendido entre novembro de 2019 e abril de 2020.

Para o prefeito Mário Alexandre a atividade movimenta a economia do município durante no verão, fortalece o turismo e coloca a cidade de Ilhéus em evidência no cenário mundial. “Impulsionamento da empregabilidade e geração da renda em nossa cidade e os transatlânticos fortalecem nossa economia”, argumentou.

O secretário de Turismo do Estado da Bahia, Fausto Franco destacou a importância da inclusão da cidade de Ilhéus no mapa turístico de atracações e paradas de cruzeiros marítimos no litoral brasileiro. “A reunião mostrou a seriedade e a preocupação com o turismo local e de toda a região Costa do Cacau”.

“O turismo é um importante vetor econômico, movimenta toda a cadeia produtiva, desde alimentação, bebidas, táxis, aluguel de vans, dentre outros. Ademais, pessoas do mundo inteiro terão a oportunidade de visitar um dos destinos mais belos da Bahia”, concluiu o secretário.

Por sua vez, o presidente da Codeba, José Alfredo destacou, prioritariamente, os quesitos relacionados à segurança, logística e à acessibilidade no Porto de Ilhéus, um dos mais importantes do País, e na oportunidade, informou que no próximo dia 3 de dezembro a cidade irá receber 8.500 turistas.

“A Codeba precisa prover infraestrutura com segurança para receber as embarcações e recepcionar os passageiros na saída e entrada do Porto. Alinhamos todas as necessidades, informações e demandas e enfatizamos a importância deste segmento na economia”, frisou.

O prefeito Mário Alexandre ressaltou ainda que através das parcerias firmadas um novo ciclo se inicia. “Essas ações promissoras oportunizam investimentos e perspectivas de crescimento da cidade para os próximos anos”.

Participaram da reunião o presidente da Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros, Marcos Ferraz, comandante da Capitania dos Portos, Giovani Andrade, comandante da 68ª Companhia de Polícia Militar, Robson Farias e os secretários municipais Fábio Manzi (Cultura e Turismo); Atila Docio (Infraestrutura e Defesa Civil); Gilson Nascimento (Sutram) e representantes das companhias de cruzeiros MSC e Costa Cruzeiros.

A cidade de Ilhéus oferece aos visitantes passeios no Centro Histórico, tour pelas praias, fazendas de cacau e mirantes panorâmicos. Agora também é possível visitar lojas especializadas em chocolate com cacau de origem.De acordo com a Associação dos Navios, cada turista de cruzeiro gasta um valor acima de R$500 durante visita às cidades.

NOTA DE FALECIMENTO: José Gutemberg foi uma das vitimas da tragédia na BR 101

Informamos com pesar o falecimento do grande amigo querido, José Gutemberg Dias Neto, aos 23 anos. Sua morte nos deixou muito surpresos, mas esperamos que ele possa estar em um lugar melhor.

 Ele era querido por todos, com seu profissionalismo, inteligência e amizade. Devemos sempre lembrá-lo(a) com alegria, gratidão e muita saudade.

Aos que desejarem prestar as últimas homenagens, comunicamos que o velório está acontecendo hoje (23), desde às 12 horas, na capelinha ao lado do fórum que fica na cidade nova, em Ilhéus. Em seguida, será levado para sepultamento no cemitério do bairro Nelson Costa, às 16 horas do dia 23/08.

O Novais Noticias se solidariza com a família e amigos, e deseja que Deus em sua infinita bondade dê o conforto necessário neste momento tão delicado e triste.

Área de saúde possui as carreiras mais promissoras até 2020

Os cursos de Saúde, em especial a graduação em Medicina, estão sempre entre os mais concorridos nos vestibulares brasileiros, o que acaba repercutindo no mercado de trabalho. As profissões nesta, por exemplo, estão entre as carreiras mais promissoras até 2020. É o que revela uma projeção do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos. Apesar de o estudo ter sido realizado tendo como base o mercado norte-americano, a lista também funciona como indicação do que pode acontecer nos demais países, no decorrer dos anos.

Carreiras mais promissoras até 2020

Na lista das profissões mais promissoras, a Saúde é o grande destaque. Isso pode ser explicado devido ao aumento da expectativa de vida e do envelhecimento da população, além da maior preocupação com hábitos mais saudáveis. Por conta disso, o profissional tem sido mais valorizado. Confira abaixo a lista das carreiras mais promissoras em 2020.

1. Engenheiro biomédico

2. Coordenador de eventos

3. Radiologista

4. Intérprete e tradutor

5. Analista de pesquisas de mercado e especialista em marketing

6. Terapeuta familiar

7. Fisioterapeuta

8. Dentista

9. Fonoaudiólogo especializado em audiologia

10. Educadores em saúde e qualidade de vida

Novas empresas vão investir R$ 608 milhões no interior da Bahia

Investimentos de R$ 608 milhões de quatro novos empreendimentos vão beneficiar os municípios de Camaçari, Maracás e Sento Sé com a geração de 364 empregos diretos. O anúncio foi feito por representantes de empresas dos ramos de Mineração, Eletricidade e Gás, Petroquímico e Plástico, durante a assinatura de protocolos de intenções na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE).

O chefe de Gabinete e secretário em exercício da SDE, Luiz Gugé, falou sobre os investimentos. “Um dos procedimentos que passamos a executar foi a assinatura de protocolos com empresas de setores diferentes, para modernizar e dar mais celeridade ao atendimento. Acreditamos que isso ajuda a fomentar novos negócios e aumentar o network entre os empresários que investem no nosso Estado”.

Parque eólico em Sento Sé

Segundos dados da SDE, os segmentos de Eletricidade e Gás serão responsáveis pelo maior investimento: R$ 495 milhões na construção de três parques eólicos da Brennand para a geração de energia elétrica no mercado livre. Devem ser gerados 250 empregos diretos e um mil indiretos na construção civil das usinas Umburana de Cheiro, Serra do Fogo e Serra do Vento, no município de Sento Sé. Os novos parques devem entrar em operação em janeiro de 2021.

“A Bahia tem uma característica excepcional, tanto de vento quanto de sol. Em razão disso, nós decidimos fazer investimentos aqui. Mas preciso destacar o trabalho da SDE. Eu fico impressionado como o Estado da Bahia nos recebe e presta um atendimento rápido e eficiente, sempre pronto a nos ajudar. O atendimento do INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) também é de altíssima qualidade, exigente como deve ser, mas sempre tendo uma postura proativa”, afirmou o diretor da Brennand, Adelson Ferraz.

Mineração em Maracás

No segmento de Mineração, a Vanádio de Maracás, do grupo Largo Resources, que produz 7% da demanda mundial de pentóxido de vanádio e exporta 100% do seu produto, vai investir R$ 83 milhões na ampliação e modernização da planta mineiro-industrial no município de Maracás. De acordo com o diretor da empresa, Nilson Chaves, os equipamentos já chegaram e estão sendo instalados e testados. “Em setembro, já sentiremos melhora na produção e, no início de 2020, devemos atingir o aumento de 37% previstos. Vamos manter os 373 empregos existentes e promover a geração de 25 novos empregos diretos”.

Investimentos em Camaçari

A Birla Carbon, do segmento Petroquímico, está investindo R$ 23 milhões na modernização de suas instalações com a tecnologia de manufacturing 4.0., de acordo com o presidente da empresa na América do Sul, Ronaldo Duarte. A unidade de Camaçari é a planta com a automação mais avançada do grupo no mundo. O investimento será destinado, também, a uma nova linha de produtos da matéria-prima negro de fumo, que antes só era produzida na planta de Cubatão, no Estado de São Paulo. A perspectiva é que a ampliação esteja em pleno funcionamento até o final do ano e sejam produzidas duas mil toneladas por ano da nova linha, que será destinada ao setor de plástico em geral, artefatos de borrachas e pneus.

“Camaçari foi escolhida como planta piloto. Um dos projetos de digitalização feito aqui por nossa mão de obra local será aplicado em todas as nossas plantas no mundo. Mais de 90% de nossas vendas são feitas para clientes localizados na Bahia e a modernização aumentará nosso volume de vendas dentro do próprio estado. Projetamos uma perspectiva de crescimento dos nossos clientes também já que, com nossa produção local, eles terão disponibilidade de atender um volume maior no Brasil e aumentar suas exportações”, explicou Ronaldo Duarte.

Já a THD Indústria e Comércio de Materiais Plásticos, que tem 15 anos de mercado, vai investir R$ 7 milhões na ampliação de sua unidade industrial em Camaçari. “Graças ao apoio de uma grande empresa, vamos trabalhar recuperando a matéria prima de grandes indústrias e fabricaremos big bags de ráfia, que voltarão para as próprias fábricas, ao invés de virar lixo e poluir o meio ambiente. Teremos capacidade de produzir 1,2 mil unidades por ano”, afirma o sócio do grupo, Eron Evangelista.

ILHÉUS: SDS realiza nesta sexta-feira(23) Concurso CRAS Music Festival

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) realizará na próxima sexta-feira (23) as audições para o concurso musical “CRAS Music Festival”, das 8 às 18h, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). O evento pretende valorizar a cultura local, incentivando potencial artístico, interação e convivência comunitária.

Na primeira etapa do concurso, os candidatos enviaram as suas músicas. Nesta etapa, a comissão julgadora irá selecionar os cinco finalistas. A comissão realizou uma reunião com a coordenadora da proteção básica, Paula Alfaya para tratar sobre a política do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e sobre o funcionamento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

“O Festival é um momento de valorização dos talentos espalhados por diversas localidades de Ilhéus. A partir do momento em que fomentamos a cultura através da música, motivamos os nossos jovens, empoderando os seus sonhos e promovendo o desenvolvimento social e artístico dos seus trabalhos”, comentou o titular da SDS, Rubenilton Silva.

Premiações – De acordo com a Prefeitura de Ilhéus, o candidato classificado em primeiro lugar será premiado com uma guitarra; o segundo lugar ganhará um violão; o terceiro lugar será contemplado com um cajon e o último colocado ganhará um ukulele.

A equipe do Festival informa que em breve divulgará os nomes dos cinco finalistas e a data final do evento.

‘De Férias Com o Ex Brasil’ terá ex-BBB, ex-Chiquitinha e funkeira na nova temporada

Vocês sentiram saudades do ‘De Férias Com o Ex Brasil’? Mas calma, para aliviar a ansiedade, a MTV Brasil divulgou nesta quinta-feira (22) a lista com o nome dos participantes da próxima temporada. E uma novidade promete muito: essa edição é formada por famosos! Isso mesmo que você leu. Além de ver pessoas tendo que lidar com os seus ex’s durante uma férias em Trancoso, na Bahia, esses participantes serão algumas celebridades que fazem sucesso – e polêmica – pelo Brasil. Teremos ex-BBB, ex-atriz mirim de ‘Chiquititas’, ex-participante do reality show, youtuber e muito mais. Confira as novidades!

Temporada terá participação especial de Pabllo Vittar e Vitor Kley

Além de ser a primeira temporada do programa com integrantes famosos, será a primeira vez que os participantes terão contato com o ambiente externo. Vitor Kley, cantor de ‘O Sol’, e Pabllo Vittar, cantora de ‘Garupa’, farão apresentações especiais. Ao Instagram ‘Gossip do Dia’, a MTV informou que o público se surpreenderá com algumas mudanças. “Esta é uma temporada especial e cheia de novidades editoriais que surpreenderão a audiência, bem como os participantes.” Aguenta coração!

Presença de Cinthia Cruz, ex-‘Chiquititas’, surpreende web

O que mais chamou atenção do público com a lista de participantes foi a presença de Cinthia Cruz, de 19 anos. A jovem é ex-atriz mirim de ‘Chiquititas’ e ‘Carrossel’ e isso deixou a web agitada. No Twitter, os usuários mostraram achar a moça muito jovem para participar do programa. “Chocada que a Cinthia Cruz está no ‘De Férias Com o Ex Brasil’. Imagina essa menina na suíte master! Eu não estou preparada para isso”, declarou uma. “Como assim a Cinthia Cruz ta no ‘De Férias Com o Ex’? Eu assistia ela em ‘Chiquititas’ dias desses”, ironizou outra fã. “Socorro! Eu pensei que a Cinthia Cruz tinha 19 anos”, destacou outra.

Fora Cinthia Cruz, outros 11 famosos compõem a lista da quinta temporada do reality show. Conheça cada um deles:

Any Borges – ex-participante do reality show e integrou a 3ª temporada do ‘De Férias Com o Ex Brasil’. Ela tem 24 anos anos, é brasiliense e DJ.

"De Férias com o Ex Brasil: Celebs": Any Borges participou da 3ª temporada do reality da MTV
“De Férias com o Ex Brasil: Celebs”: Any Borges participou da 3ª temporada do reality da MTV

Foto: Divulgação, MTV / PureBreak

Cintia Cruz – era atriz mirim em ‘Carrossel’ e ‘Chiquititas’. Hoje ela tem 19 anos, é atriz e cantora, mas sua participação chocou o público.

"De Férias com o Ex Brasil: Celebs": a atriz Cinthia Cruz participou de "Carrossel" e "Chiquititas", no SBT
“De Férias com o Ex Brasil: Celebs”: a atriz Cinthia Cruz participou de “Carrossel” e “Chiquititas”, no SBT

Foto: Divulgação, MTV / PureBreak

Hana Khalil – ex-BBB. Participou do ‘BBB19’, tem 23 anos, é carioca e leva a vida como digital influencer e youtuber vegana. Já se envolveu em polêmicas ao dar sua opinião no caso Neymar e teve uma relação controversa com o ex-BBB Alan.

MC Rebecca – funkeira, ela tem 21 anos, é carioca e sua música de maior sucesso é ‘Coça de Rebecca’.

Rafaela Porto – cantora, tem 20 anos e é de Fortaleza. Ela ficou conhecida ao participar do ‘The Voice Brasil’ e por ser apontada como affair do Neymar durante o Carnaval de 2019.

Stéfani Bays – ex-participante do reality show. Ela integrou o time da última temporada do ‘De Férias Com o Ex Brasil’ e foi protagonista no quesito arrumar barraco. Tem 24 anos e é de Santa Catarina.

Fábio Beltrão – ator e atualmente atua na novela ‘Topíssima’. Com 31 anos, ele atuou em ‘Verão 90’, ‘Dez Mandamentos’ e ‘Malhação’.

Flávio Nakagima – surfista, tem 31 anos e é de São Paulo.

Gui Araújo – ex-participante do reality show. Integrou o time da primeira temporada do ‘De Férias Com o Ex Brasil’. É ex de Gabi Brandt, casada com o cantor Saulo Poncio.

Leo Picon – youtuber, digital influencer e empresário. De São Paulo, ele tem 23 anos e tem uma grande fama na web

"De Férias com o Ex Brasil: Celebs": Léo Picon ficou famosos na época de "Colírio da Capricho" e atualmente é digital influencer
“De Férias com o Ex Brasil: Celebs”: Léo Picon ficou famosos na época de “Colírio da Capricho” e atualmente é digital influencer

Foto: Divulgação, MTV / PureBreak

Lipe – ex-participante do reality show. Integrou o time da terceira temporada, tem 27 anos e é digital influencer. Sua participação no programa foi marcada por polêmicas devido a um triângulo amoroso.

Túlio Rocha – youtuber e digital influencer, iniciou sua carreira no Vine. Tem 22 anos e é de São Paulo

ILHÉUS: POR INDICAÇÃO DO PP, PAULO MACHADO REASSUME A 13° CIRETRAN

Paulo César Matos Machado reassume a 13ª Ciretran/Ilhéus. A nomeação saiu no diário oficial do estado desta quarta-feira,21.

Indicação dos Progressistas, Paulo Machado assume a coordenadoria do órgão pela segunda vez. Com a nomeação o grupo de Jabes e Cacá se fortalece cada vez mais, causando incômodo no prefeito Mário Alexandre.

A 13ª Ciretran, sediada em Ilhéus, é responsável por todo o trabalho de documentação e fiscalização de veículos automotores, habilitação de motoristas e ações voltadas para a educação no trânsito. A jurisdição do órgão envolve também os municípios de Itacaré, Uruçuca, Una e Canavieiras.









web